Hoje é dia de?


Dia do Circo.



“Uma pirueta, duas piruetas
Bravo! Bravo!
Super piruetas, ultra piruetas
Bravo! Bravo!
Salta sobre a arquibancada e tomba de nariz
Que moçada vai pedir bis
Que moçada vai pedir bis”

“Olha o publico cansado de esperar
O espetáculo não pode parar” 

Quem ai nunca ouviu essa musiquinha? Pois bem hoje é o dia do circo, e para comemorar e entender um pouquinho essa data, eu trouxe para vocês a história bem resumida deste dia.
O circo nada mais é do que uma arte que envolve várias apresentações e personagens como: palhaços, malabares, mágicos, contorcionistas, equilibristas entre outros, envolvendo o público com as suas mais diversas atrações.
 Não se sabe ao certo a origem do circo, mas foram encontradas na China pinturas revelando tal universo primeiramente como treinamento e movimentos simples. O Antigo Egito marca as atividades do malabarismo, onde objetos eram lançados ao ar, na Índia as atividades eram em forma de eventos religiosos, e chegando por fim a Grécia Antiga em que o circo era ligado a corridas de cavalos, a alguns jogos olímpicos a onde os participantes mais atrapalhados faziam a alegria do público. Mas foi no Império Romano que essa arte ganhou força, com atrações marcadas com o que podemos ver em circos atuais como malabaristas, domadores de animais, nesse período também era comum à fusão do circo ao “bobo da corte” aquela pessoa que geralmente era chamada para fazer a diversão do rei. Marcando também o surgimento do circo Máximo de Roma que foi destruído em um incêndio.
No Brasil a comemoração do dia do circo é feita em homenagem ao palhaço apelidado por Piolim, Aberlado Pinto, um artista que engajado em revelar a arte através de apresentações circense. Mas o circo foi trazido ao Brasil pelos ciganos, que faziam belíssimas apresentações com cavalos e técnicas de ilusionismo. 
Mesmo com tanta tecnologia e recursos, muitos circos ainda teimam em usar animais, que por vezes são maltratados para realizarem apresentações, isso ocorre por que muitos circos ainda estão ligados às tradições. É preciso acabar com o uso de animais em circos, vemos isso no Circo do Sol, que em francês é “Cirque du Soleil”, uma das maiores companhia da atualidade, que realiza vários espetáculos no mundo e não utilizam animais e mesmo assim fazem e têm sucesso. No Brasil eles apresentaram os espetáculos: Saltimbancos, Alegria, Quidam e Varekai. Então pense muito bem antes de ir ao circo que façam uso de animais, pois você pode estar contribuindo com os maus-tratos destes, e se ocorrer algo suspeito não tenha medo de denunciar. Como dito antes o circo é uma arte.


Essa arte também é retratada em livros como o de Pedro Bandeira “Gente de estimação”, “ Água para elefantes” de Sara Gruen que também foi adaptado para o cinema, e em filmes dos Trapalhões como em “Os Saltimbancos Trapalhões”, baseado na peça teatral Os Saltimbancos de Sergio Bardotti.
Então viva o Circo!




You Might Also Like

0 comments

Top Categories