Hoje é dia de?


Dia do Índio.
Um, dois, três indiozinhos, quatro, cinco, seis indiozinhos, sete, oito, nove indiozinhos, dez num pequeno bote... Quem ai se lembra dessa musiquinha difícil de esquecer né!? Pois é galera o dia do Índio é muito mais que se lembrar de canções da infância ou fazer nas escolas fantasias, hoje os Índios vivem em constantes ameaças.



No dia Nacional do Índio a data é marca pela luta constante destes, para manter a cultura, costumes e a preservação de suas terras, que por vezes são invadidas por organizações que procuram riquezas. Para a proteção dos direitos dos índios foi criado no Brasil a FUNAI – Fundação Nacional do Índio, responsável por atender eventuais e atuais problemas enfrentados pelas comunidades indígenas no Brasil. Mas também existe o Instituto Indigenista Interamericano, que foi criado após varias comunidades sul-americanas se reunirem no México em 1940 para reivindicar seus direitos. Essas datas são importantes, pois revela que os indígenas têm direitos, e que estes devem ser respeitados, e mostra que o Brasil preserva e cuida dos primeiros habitantes desta terra, chamada Brasil.
Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil. Aprendemos na escola que o Brasil foi descoberto, pelos portugueses (informo o Brasil não foi descoberto foi invadido! Mas isso é outra história) e os índios sofreram um processo de civilização, lógico toda mudança é vista com um pouco de rejeição, mas num primeiro momento, os índios foram escravizados, mas com a chegada dos Jesuítas que aprenderam a indígena, instituíram a educação, religião e costumes, ferindo e abolindo com as tradições dos indígenas.
Os índios foram e são importantes na formação da história brasileira, pois estes desempenhavam economia, organização social, cultura e costumes entre outros. Os índios sempre produziam o que era necessário, nunca desperdiçavam alimentos ou caçavam sem precisão, cada um tinham suas tarefas como: pescar, caçar, plantar e produzir. Cada tribo era e é liderada pelo cacique, que era escolhido por sua coragem. O pajé é o líder religioso e importante por ensinar, curar e dialogar com espíritos.
O artesanato é umas das características deste povo, produziam cores em penas, trabalhos em cerâmicas, mascaras, utensílios em gerais, e também armas como o arco, a flecha e a zarabatana. Os índios naquela época andavam nus ou semi nus isso varia de tribo para tribo, alguns usavam tangas, pinturas, brincos e colares. A língua tupi foi a primeira de varias línguas estudadas pelos portugueses, mas hoje existem no Brasil 225 etnias que falam 180 línguas. Os rituais indígenas aconteciam normalmente na época do plantio, colheita e caça, alguns membros se vestiam com “roupas” especiais.


Hoje há mais etnias do que línguas, a população indígena vem apresentando crescimento e modernidade, existem índios bilíngues e até multilíngues, muitas das tribos apresentam escolas a onde ensinam a língua mãe e depois o português, é muito importante que estas escolas sejam bilíngues para manter e preservar a cultura.
Recebemos deste uma herança riquíssima enquanto ao vocabulário alguns exemplos são: abacaxi, arapuca, arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jibóia, jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca, preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará.
Enfim o dia do índio deve ser sempre lembrado com respeito. Os índios como primeiros habitantes do Brasil têm seus diretos garantidos através da FUNAI e são lembrados pelo Instituto Indigenista Interamericano. Devemos notar que estes povos foram escravizados e submetidos a tradições de outros, e devem ser considerados.
Recomendo a vocês que leiam o livro de José de Alencar com “O Guarani”. Então que viva o dia do índio!

You Might Also Like

0 comments

Top Categories