Vida e obras!


Olá pessoal, há cerca de 160 anos nasce na Holanda, um dos maiores artistas que o mundo poderia ter Vicente Van Gogh, por esse motivo trago a vocês um pouquinho da vida e obras desse artista, espero que curtam, bjus!

Polissemia, com cores quentes, frias e neutras e a Isocromia uso do verde, com estilo do expressionismo, a onde havia deformação e sentimentos de exagero, Vicente Van Gogh, marca as suas apaixonantes obras como em Os Girassóis (1888/1889), O quarto de Vicente Van Gogh (1889), Noite estrelada (1889) e o seu próprio Auto-Retrato com orelha cortada (1889).

Sua historia de vida é um tanto triste, não se casou, mal se sustentava e não era do “tipo social”, mas suas obras são fantásticas é claro. Em 1889 Van Gogh encontrava – se internado no asilo de Saint Rémy, a onde foi por própria vontade, lá ele criou lindos e tristes quadros, que retratavam sua solidão, não teve fama nem dinheiro em vida, só vendeu um quadro o Vinhas vermelhas (1888), deixou cerca de 800 pinturas.
  Vicente Van Gogh pintou a serie Os Girassóis cinco messes antes de cortar um pedaço da orelha direita, estudiosos dizem que ele cortou a orelha após descobrir que o irmão iria se casar, outros dizem ainda que Paul Gauguin um pintor Frances cortou a orelha de Van Gogh após uma briga, bom isso ainda é um mistério, são varias as especulações que rondam o fato de Van Gogh próprio se mutilar, afirmam que ele mandou a orelha para uma prostituta. Suicidou – se aos 37 anos, o local exato também é outro enigma.


As obras de Van Gogh estão espalhadas pelo mundo, e são as mais caras também, isto tudo é muito irônico, pois Van Gogh praticamente toda a sua vida vivia de favores. Ele demostra em suas obras a solidão, drama e emoções humanas. Os Girassóis, foi a primeira obra que conheci do artista, fiquei impressionada com a cores vivas e os movimentos, dando a sensação de que o quadro ganha vida.   

A vida do artista é retratada no cinema, pelo diretor Robert Altman, em livros como: A Orelha de Van Gogh, de Moacyr Scliar, As Cores de Van Gogh, de Claire Merleau Pounty e Nestor Salase, também aqueles de português como mostram a charge educativa do Caderno Vida e Arte, no jornal do Povo. Fortaleza:


Algumas das Obras de Van Gogh.

              



You Might Also Like

0 comments

Top Categories